27 de septiembre de 2011

Revista Direito e Sensibilidade


Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED) publicou a Revista “Direito e Sensibilidade”, sendo o primeiro número dedicado a Luís Alberto Warat.
Como o próprio nome já invoca a revista foi inspirada no pensamento waratiano e tem como propósito divulgar experiências de extensão desenvolvidas no campo do Direito.

O link para o primeiro número:


A apresentação da Revista:


 A Revista Direito & Sensibilidade foi concebida no I Encontro Nacio­nal de Estudantes Extensionistas (ENEDEX), realizado durante a 31ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED). Refletindo todas as ideias e discussões que afloraram durantes as palestras, reuniões e oficinas, com o objetivo de perpetuar a efervescência da cultura extensionista nos cur­sos de Direito do país, a Revista foi idealizada para divulgar a Extensão.

Esta Revista é a primeira dedicada especialmente à Extensão no Di­reito. A Extensão, como parte do tripé constitucionalmente previsto, que sustenta a produção de conhecimento na Universidade, juntamente com o ensino e a pesquisa, como forma de sensibilizar os estudantes e como forma de alertá-los para a função primordial das universidades: produzir conheci­mento útil à sociedade.

Partindo de uma concepção de Extensão que a enxerga como parte igualmente importante da Universidade e que propicia que seja feita a rela­ção necessária entre o ensino, a pesquisa e a comunidade, esta Revista busca proporcionar aos leitores, estudantes, graduados, pós-graduados, professores e profissionais, reflexão sobre o papel da Extensão na formação do profissional e pesquisador no Direito.

Esta 1ª Edição é dedicada a Luis Alberto Warat, professor que se des­tacou por pensar alternativas à prática jurídica, especialmente ao ensino e, ao nosso ver, teve como principal contribuição ao mundo jurídico a inserção da sensibilidade como forma de estudo e aplicação do Direito. Ninguém seria mais adequado para figurar como homenageado no início do trajeto desta Revista Direito & Sensibilidade.

A publicação é composta de duas seções. A primeira é inteiramente de­dicada à Extensão, formada por artigos selecionados por um Conselho Con­sultivo extremamente qualificado e bastante atuante como extensionistas e co­ordenadores de projetos de extensão. A segunda seção é composta por artigos selecionados durante o 31º Encontro dos Estudantes de Direito, tratando dos mais diversos temas relacionados a este ramo do conhecimento.

Apresentada a Revista Direito e Sensibilidade, gostaríamos de agradecer imensamente aos membros do Conselho Consultivo, sem os quais a seleção dos artigos não seria possível com tamanha qualidade; à Revista dos Estudan­tes de Direito da Universidade de Brasília (REDUnB) pelas orientações técni­cas; ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (CADir-UnB) pelo financiamento de emergências; ao Fórum de Extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FEX-FD/UnB) pelo em­penho na construção do I ENEDEx; à Federação Nacional de Estudantes de Direito (FENED) pelo estímulo à realização do ENEDEx; à Faculdade de Direito da Universidade de Brasília pelo incentivo e à Universidade de Brasí­lia (UnB) pelo apoio financeiro. Por fim, agradecemos de maneira especial a todos que enviaram artigos e tornaram possível a publicação desta 1ª Edição e que, esperamos todos, continuem enviando textos de qualidade refletindo as mais diversas experiências extensionistas do Brasil.
Conselho Editorial da Revista Direito & Sensibilidade

No hay comentarios.: