26 de agosto de 2013

Poemas: André Copetti



LeoFDK 012


Poemas do Professor André Copetti


 

Questão de (Des)Ordem


A alguns cadáveres democráticos que ainda não sabem que estão mortos, pois nunca foram.


Dobrado sobre mim mesmo,
Em minha transitória singularidade,
Mas coerente em minha disposição,
Corro, permanentemente,
Em minhas assimetrias,
Para contornar o destino,
De tudo o que acontece no escuro.
Em meio a solilóquios desencontrados,
Vejo tempos em excesso,
Em que não ocorre o que deveria ocorrer.




Ilustrada


Tento todo dia reinventar minha cartografia,
Subvertendo as forças que coreógrafos não autorizados
Tentam permanentemente impor ao meu corpo.
Meus passos
Eu mesmo os faço.
Meu tango
Eu mesmo danço
Sempre no meu compasso.
E neles todos os dias desapareço.
Dreno angústias e tristezas
Numa incessante afirmação erótica.
Busco entroncamentos vitais com outros destinos
Que se constroem ao azar de uma estética da alegria.
Às vezes, infelizmente, o que eu encontro
São paragens frias de pesados trens.



Soneto de Meus Átomos


Minhas horas, meus dias, meus instantes.
Páginas em branco, páginas escritas.
Todos páginas mutantes,
Lugares de muitas contraditas.

Página vazia, passagem embrumada,
Instante que conheço e desconheço,
Em ti inscrevo muito mais que o nada,
És o lugar frascário, posto do meu avesso.

Página escrita, lugar de desvelamentos,
Leito de palavras, de todos meus tormentos,
Afasto de ti todas minhas libertinagens.
Escritas, vazias, espaços de fazimentos,
Azares da vida que se projetam em momentos,
Todos os dias a morte de vós faz pilhagens





André Leonardo Copetti Santos
é mestre e doutor em direito público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. De sua autoria são as obras "Direito Penal e Estado Democrático de Direito", "O ensino Jurídico e a Formação do Bacharel em Direito", "Elementos de Filosofia Constitucional", além da organização da célebre obra "Criminalidade Moderna e Reforma Penais". Também participou da organização do livro "Diálogo e Entendimento: Direito e Multiculturalismo & Cidadania e Novas Formas de Solução de Conflitos", volumes I e II, em parceria com Florisbal de Souza Del'Olmo. Também possuiu publicados inúmeros artigos científicos em conceituados periódicos nacionais, bem como diversos capítulos de livros coletivos. 


 

.

No hay comentarios.: