16 de noviembre de 2012

Direito & cultura em Curitiba






DIREITO & CULTURA

A arte dissolvida na vida
25 a 27 de novembro - UFPR Curitiba, Paraná




Respeitável público,
O objetivo desse Congresso é o de abrir as cortinas de um direito carnavalizado. Como nos disse Luis Alberto Warat “na condição carnavalizada do saber, os participantes constroem suas realidades pondo em jogo todos os tipos de imaginários, vozes e ideias com as quais buscam inverter para ser, introduzindo o corpo no pensamento”..

O evento foi concebido de tal modo que no período da tarde, entre 14:00 hs e 15:30 hs, serão realizados GTs, nos quais serão debatidos trabalhos apresentados por pesquisadores e estudantes, sob a coordenação de, pelo menos, dois professores convidados.  Na sequência, entre 16:00 hs e 17:30 hs, haverá sessões reservadas à discussão e debates sobre temas específicos. Para ressaltar a natureza participativa dessas sessões, resolvemos denominá-las de “ateliê”, as quais terão como ponto de partida a provocação fundamentada de dois ou mais professores convidados.

O período da noite foi reservado para reflexões mais verticais, denominadas de “diálogos”, vez que os debates deverão ocorrer especialmente entre os participantes das mesas. Nessa ocasião os professores convidados deverão fazer uso da palavra por um período entre 20 ou 30 minutos, destinando o restante do tempo para discussão, aberta ou não aos demais participantes.

Ao longo do evento ocorrerão manifestações culturais com dinâmicas que lhe envolvam, a fim de se constituírem também em momentos de reflexão sobre os eixos temáticos do Congresso.

Tocados pelo insuperável exemplo de nosso Luis Alberto Warat, gostaríamos que esse encontro fosse marcado pela informalidade e afetuosidade, tornando esse momento, como ele dizia, um tempo onde o amor possa ser tomado pelo amor.



25 DE NOVEMBRO DE 2012 - UFPR | PRAÇA SANTOS ANDRADE

18:30 HS - CERIMÔNIA DE ABERTURA
ZAKI AKEL SOBRINHO - Reitor UFPR
RAFAEL PEREIRA OLIVEIRA - Representante do Ministério da Cultura
PAULINO VIAPIANA - Secretário de Cultura do Estado do Paraná
ROBERTA STORELLI - Presidente da Fundação Cultural de Curitiba
JOSÉ ANTÔNIO PERES GEDIEL - Coordenador do PPGD/UFPR
MANOEL EDUARDO ALVES CAMARGO E GOMES - Prof. e Cood do Evento UFPR / Conse. da ABRASD
GERMANO SCHWARTZ - Presidente ABRASD
CAROL PRONER - Representante do PROCAD - UFSC, Unibrasil, PUC/PR, UniSantos
19:00 HS - DIÁLOGO INAUGURAL  
RAFFAELE DE GIORGI (UNISALENTO/ITALIA): Risco e vínculos com o futuro - reflexões sobre uma ecologia do não saber
CELSO CAMPILONGO (USP): Confiança, risco e direito
20:30 HS - HOMENAGEM AO PROFESSOR RAFFAELE DE GIORGI  
20:40 HS - APRESENTAÇÃO MUSICAL - GRUPO MPB


26 DE NOVEMBRO DE 2012 - UFPR | PRAÇA SANTOS ANDRADE

13:00 HS - CREDENCIAMENTO
14:00 HS - GRUPOS DE TRABALHO
15:30HS - INTERVALO
16:00 HS - ATELIÊS
DIREITO E ARTE
Marta Gama (UNB), Juliana Neuenschwander Magalhães (UFRJ), Ricardo Maurício Freire Soares (UFBA) e Leandro Gorsdorf (UFPR).

MARTA GAMA
Mestra e Doutoranda em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade de Brasília-UnB. Desde o ano de 2004 desenvolve pesquisas em torno do tema Direito e Arte. Atualmente investiga as repercussões da experiência artística no ensino jurídico.

JULIANA NEUENSCHWANDER MAGALHÃES
Professora Associada III da UFRJ. Doutora em Direito pela UFRJ e pela Universitàdegli Studi di Lecce. Pós-Doutorado no Instituto Max Planck de História do Direito europeu, Frankfurt - Alemanha. Pesquisadora nível 1D do CNPq

RICARDO MAURÍCIO FREIRE SOARES
Pós-Doutor em Direito pela Universitàdegli Studi di Roma La Sapienza e pela Universitàdegli Studi di Roma TorVergat. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFBA. Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos Fundamentais da Faculdade Baiana de Direito.

LEANDRO GORSDORF
Professor de Direito da UFPR, doutorando do Programa de Pós Graduação em Direito da UFPR, pesquisador do IPDMS e Observatorio das Metropoles, Conselheiro da organização não governamental Terra de Direitos e Relator Nacional do Direito a Cidade da Plataforma Dhesca Brasil.
DIREITOS AUTORAIS: INCLUSÃO TECNOLÓGICA E CULTURAL
José Augusto Fontoura Costa (USP), Marcos Wachowicz (UFSC) e Sérgio Staut (UFPR)

JOSÉ AUGUSTO FONTOURA COSTA
Professor do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP. Professor da Universidade Católica de Santos.

MARCOS WACHOWICZ
Professor de Direito na UFSC. Professorno Curso de Pós-Graduação em Direito CPGD/UFSC. Doutor em Direito pela UFPR, Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa - Portugal. Coordenador-lider do Grupo de Estudos de Direito e Sociedade da Informação - GEDAI/UFSC.

SÉRGIO STAUT
Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado da UFPR. Professor Adjunto da Faculdade de Direito daUTP. Professor do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná - Curso Prof. Luiz Carlos. Advogado.
DIREITO E LITERATURA
Adriana Priezreni/LECCE - Tradutor: Fernando Rister, Maria Célia Martirani (Biblioteca Pública do Paraná/UFPR) e Marcella Lopes Guimarães (UFPR)

ADRIANA PRIEZRENI
Albanesa. Doutora em Filosofia pela Universidade de Lecce (atual UNISALENTO). De 2005até 2008trabalhou noCentro de Estudos deRisco como parte de umProjeto de Pesquisa"A evoluçãodos sistemas jurídicos".Nos anos2009-2011foiProfessora Adjuntade ensino de"Línguaalbanesa, Instituições e Cultura", na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Salento.Atualmente é tradutora de albanês- italiano.

MARIA CÉLIA MARTIRANI
Formada em Direito pela USP e em Letras pela PUC-SP. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Colabora como crítica literária do Jornal Rascunho. Foi professora da UFPR (DELEM - área de Italiano).Autora de: "Para que as árvores não tombem de pé."

MARCELLA LOPES GUIMARÃES
Possui Graduação em Letras pela UFRJ (1995), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela UFRJ (1999) e Doutorado em História pela UFPR (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná.
DIREITO E CORPO
Paulo Vieira Neto (Filosofia/UFPR), Bárbara Mathieu (Instituto Rességuier do Brasil) e Maria Angélica Carreras (Biblioteca Freudiana)

PAULO VIEIRA NETO

BÁRBARA MATHIEU
Formada em Fisioterapia pela PUC PR em 1984. Especializada no Método Rességuier de Reabilitação Integrada, na França e no Brasil. É formadora pelo Instituto Rességuier do Brasil, ministra cursos, oficinas e palestras no Brasil.

MARIA ANGÉLICA CARRERAS
DIREITO E MEMÓRIA
Gunter Axt (UNILASALLE), Luiza Iotti (UCS), Mary Biancamano (TJRS) e Helen Crystine Corrêa Sanches (MP/SC)

GUNTER AXT

LUIZA IOTTI
Mestre e Doutora em História pela PUCRS;Professora no Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul, desde 1988; Diretora do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS.

HELEN CRYSTINE CORRÊA SANCHES
Promotora de Justiça desde 1998. Atualmente é Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Santa Catarina e do Projeto do Memorial do MPSC. Mestre e Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

MARY BIANCAMANO
Possui graduação na Faculdade de Letras - Habilitação Tradutor - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFRGS e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora em EAD na PPGA/UFRGS, assessora pedagógica e de normas para o NAVI/UFRGS e coordenadora para atividades de educação a distância do Poder Judiciário do RS. Foi assessora pedagógica da ESM/AJURIS.
DIREITOS, PESSOAS, COISAS E DIFERENÇAS
Ciméa Barbato Bevilaqua (UFPR) e José Antônio Perez Gediel (UFPR)

CIMÉA BARBATO BEVILAQUA
Doutora em Antropologia Social pela USP, com pós-doutorado na London SchoolofEconomicsandPolitical Science. Professora do Departamento de Antropologia da UFPR e coordenadora do Núcleo de Antropologia da Política e do Estado (NAPER/UFPR).

JOSÉ ANTÔNIO PEREZ GEDIEL




27 DE NOVEMBRO DE 2012 - UFPR | PRAÇA SANTOS ANDRADE

14:00 HS - GRUPOS DE TRABALHO
15:30HS - INTERVALO
16:00 HS - ATELIÊS
DIREITO, POESIA E ROCK
Germano Schwartz (ESADE/UNILASALLE), Luiz Felipe Leprevot (Biblioteca Pública do Paraná) e Henrique Rodrigues (Biblioteca Pública do Paraná)
ARTE, VIDA E O CORPO FALANTE
Geraldo Leão (UFPR)/ Stephanie Dahn Batista (UFPR)
DIREITO E ICONOGRAFIA
Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), Luis Fernando Pereira (UFPR) e Amélia Siegel Côrrea (MAA/SEEC).
DIREITOS CULTURAIS E PLANO NACIONAL DA CULTURA
Marcos Wachowicz (UFSC), Allan Rocha de Souza (UFRRJ e UFRJ/PPED) e Rafael Pereira Oliveira (Ministério da Cultura)
LUIS ALBERTO WARAT E OS PINGUINS VERMELHOS
João Martins Bertaso (URI) e Nuria Belloso Martin (UBU/Espanha)
SOCIOLOGIA DO DIREITO: ENSINO E PESQUISA
Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes (UFPR), Abili Lázaro Castro de Lima (UFPR) e José Rodrigo Rodriguez (FGV/SP)

MANOEL EDUARDO ALVES CAMARGO E GOMES
17:45 HS - PLENÁRIA DA ABRASD
19:00 HS - DIÁLOGOS  
DIREITO E SOCIEDADE MUNDIAL
Aldo Mascareño (Universidad Adolfo Ibánez/ Chile) e Artur Stamford (UFPE) e Marcelo Mello (UFF)
DIREITO E ALTERIDADE
Nuria Belloso Martín (Directora del Departamento de Derecho Público/ Universidad de Burgos/ España) e Ignácio Ara Pinilla (Universidad de La Laguna/ España)
DIREITO E TEORIA SISTÊMICA
Germano Schwartz (ESADE/UNILASALLE) e Willis Santiago Guerra Filho (PUC/SP, UNIRIO)
GARANTISMO, ATIVISMO JUDICIAL E CRIMINOLOGIA CRÍTICA
Sérgio Cademartori (UFSC), Gisele Cittadino (PUC/RIO) e Juarez Cirino dos Santos (UFPR)

20:30 HS - ENCERRAMENTO | CAPELA SANTA MARIA
21:00 HS - EVENTOS
ORQUESTRA DA EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)


No hay comentarios.: