23 de diciembre de 2011

Uma experiência em Goiás

Espaço Cultural Vila Esperança


Unicef descreve o Espaço Cultural Vila Esperança como um lugar mágico que as 240 crianças e adolescentes de 6 meses a 18 anos, reconhecem como “um sonho”. Em meio a uma vegetação exuberante, encontram-se espaços como o Jardim das Formas, o Parque, O Caminho Inca, o Quilombo, o Memorial Indígena, a Brinquedoteca, a Praça Maria Fux.

Não existem apenas as construções, mas em cada espaço destaca-se o cuidado com os detalhes, que reforça a proposta pedagógica. Local de profundo respeito humano e ao ambiente, Vila Esperança destaca-se também pela promoção de atividades pedagógicas que estimulam o exercício da cidadania no seu cotidiano, como brinquedoteca, informática, filosofia e dançaterapia.

O projeto trabalha com o diferente: diferentes culturas, diferentes pessoas, diferentes propostas. Os resultados surgem na formação de adolescentes participativos e críticos, que interagem com as dificuldades do mundo como um desafio, algo novo a ser conhecido e superado.

(Fonte: Prêmio Itaú-Unicef – Educação e Participação, 2003)


A Associação Espaço Cultural Vila Esperança, associação sem fins lucrativos, nascida em 19 de julho de 1994, desenvolve um trabalho educativo, cultural e artístico, direcionado principalmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, no resgate e valorização das origens (africanas e indígenas) do povo brasileiro.

O Espaço Cultural Vila Esperança se localiza na periferia da cidade de Goiás.

Volta o seu foco para a necessidade de despertar a população a fim de que se tenha condições de participar ativamente nas mudanças sociais e a na conquista da cidadania a partir da Educação, Cultura e da Arte.

A questão indígena, africana e afro-descendente impõem-se sempre mais como uma questão histórica. Analisar sua trajetória histórica, seus encontros e confrontos culturais e sua organização social é tão importante quanto explicar a origem do Brasil, suas diversidades e a procura de sua identidade singularmente múltipla.

Desde 1989, a Associação Espaço Cultural Vila Esperança vem desenvolvendo atividades educativas e eventos com temas que envolvem a questão indígena, africana e afro-descendente, educação ambiental e ecologia humana, sendo esta nossa preocupação central. Por isso elegemos as artes e as culturas como forma de sensibilizar e discutir questões sempre mais urgentes e dramáticas de forma prazerosa, dentro de uma “lógica das categorias sensíveis” herdada de nossos antepassados indígenas e negros, isto é, passando pelos sentidos.

As atividades desenvolvidas são diversificadas:

atividades artísticas: artes cênicas, dançaterapia, artes plásticas, música, canto e percussão;

atividades culturais: trabalho de resgate das raízes históricas e culturais do povo brasileiro e afro-latino-americano.

Trabalham-se durante o ano temas ligados às culturas afro-descendentes e indígenas (vivência afro-brasileira e indígena, pesquisa histórica, mitos, tradições, músicas e cantos, danças e código gestual, arte plástica e utilitária, etno botânica e ecologia).

Essas atividades, direcionadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, são desenvolvidas também nos seguintes setores do Espaço Cultural Vila Esperança: Escola Pluricultural Odé Kayodê – crianças de 3 a 12 anos e Brinquedoteca Alegria do Povo – crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.

O Espaço Cultural Vila Esperança vive e revive em Goiás a História e o Modo de Ser das Culturas Originais do Povo Brasileiro. É uma referência social, humana, artística e cultural para a comunidade e ao longo do ano oferece uma programação cultural de Eventos abertos à cidade, oficinas e cursos de formação para professores e estudantes de nível universitário em âmbito pedagógico, artístico e cultural, festas, estudos e atividades incluindo: Projeto “Vivências Culturais – Ojó Odé e Porancê Poranga”, Projeto “Ancestralidade” – Trabalho e pesquisa com os avós; Projeto “Afoxé Ayó Delê” – Saída de bloco afrobrasileiro; Projeto “Sacyzada” – tradições populares; entre outros


Mais informação: http://www.vilaesperanca.org/




No hay comentarios.: