24 de diciembre de 2010

Desde Pernanbuco

Associação Pernambucana de Pós-graduandos em Direito



Nós, da Associação Pernambucana de Pós-graduandos em Direito, lamentamos o falecimento do Professor Doutor Luis Alberto Warat.
Argentino que generosamente premiou o Brasil com seu
carisma e brilhantismo não só acadêmico, como também pessoal, que em muito enriqueceu a ciência jurídica pátria com seu pensamento arrojado.

Ensinou que devemos ir além do Senso Comum Teórico dos Juristas, fugindo da “epistême portátil” do Juridicismo, para produzir um conhecimento jurídico consistente. Rompendo com o positivismo propagador de ideologias dominantes que tornam o Direito instrumento de dominação social, focou a lingüística e “falou do que se fala”. Armou-nos com elementos para decodificarmos as falácias do Judiciário e propôs a inserção da arte para humanizar o meio, maximizando a função comunitária da jurisdição.

Seja “Surfando na Pororoca”, seja denunciando a “Digna Voz da Majestade”, fez o mais importante: amou, mas não amou o amor superficialmente piegas e previsível. Foi intenso, ousou e amou o amor revolucionário e transformador, cediço a poucos privilegiados, e sem perder seu bom humor característico!!!

Por isso lamentamos a sua partida, pois, mesmo deixando-nos imensa herança, privou-nos de sua presença ímpar e foi brilhar em mares nunca d’antes navegados.

Como admiradores e aspirantes a seus discípulos, só temos a agradecer por tudo, saudoso professor!!

APPODI
Associação Pernambucana de Pós-graduandos em Direito


.

0 comentarios: