4 de marzo de 2010

Noticias de Itapiranga


FAI Faculdades instala o SAJUG


Na noite desta terça-feira (23) o Curso de Direito da FAI Faculdades de Itapiranga fez a instalação oficial do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJUG) no centro da cidade. Conforme a coordenadora do Curso, professora Cláudia Cagliari, o SAJUG é parte integrante do Núcleo de Prática Jurídica e tem como objetivo principal a institucionalização de uma política de ensino voltada para o aprimoramento do aprendizado do acadêmico.

“Os acadêmicos de Direito da FAI irão prestar atendimento integral e gratuito à comunidade de Itapiranga e região, reforçando assim, seu compromisso de responsabilidade social.

Já o professor coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Danilo Simionatto Filho, disse que “aqui teremos atividades que nos colocam em plena harmonia com os fins buscados no Ensino Superior de Direito pelo Ministério da Educação, proporcionando condições para que os cadêmicos tenham contato com a lida necessária nas diversas carreiras jurídicas, mas, o que é mais importante, fomentando o desenvolvimento dentro da sociedade por meio de práticas que visam a promoção da cidadania”.

O diretor pedagógico da FAI Faculdades, professor Elton Zeni, disse que este é um momento histórico para Itapiranga e região. “Pela primeira vez estamos vivenciando a implantação do Núcleo de Prática Jurídica, que tem por finalidade atender esta comunidade de forma gratuita. É histórico também para a FAI que está consolidando o curso de Direito, porque os alunos estão iniciando a sua prática pré-profissional.

Nós estamos aqui enquanto FAI, enquanto curso de Direito, nos sentindo perfeitamente habilitados a formar profissionais que vão cumprir com a sua função neste país, que é tido com a potência do século 21. Nos sentimos preparados porque alguns indicadores dão conta que a Instituição está no caminho certo. O MEC tem avaliado a FAI e conferido a ela excelentes conceitos.

Estamos confiantes também porque outros indicadores nos dão conta que a comunidade tem apostado nos cursos e nas pessoas que estão fazendo ensino. Este mérito não é apenas das pessoas que hoje estão na FAI, e sim de todos aqueles que tiveram a ideia e contribuíram de alguma forma para que ela existisse.

Estamos iniciando o semestre com 331 novos acadêmicos, o que prova que de alguma forma estamos no caminho certo. Somados com os da pós-graduação já ultrapassa a cifra dos 1.500 matriculados, além dos mais 1.500 nos pólos de Ensino a Distância vinculados a FAI. Isto nos dá muita responsabilidade para conduzir estes acadêmicos a profissões que de fato possam realizar os seus sonhos.

Lembro que o sonho sem ação é apenas ilusão. Espero que os sonhos se tornem realidade. O curso de Direito está entrando no 8º semestre e agora os acadêmicos já estão vislumbrando o final de uma etapa, já existindo o sentimento que logo serão profissionais. Professores!

Precisamos formar muito bem nossos alunos para que possam devolver a comunidade tudo aquilo que a comunidade tem feito pela FAI”, encerrou o professor Elton.

O presidente da OAB, subseção de São Miguel do Oeste, Elói Bonamigo, destacou a importância da profissão e as parcerias que pretende implantar durante sua gestão de três anos a frente da OAB com os acadêmicos das duas Instituições de Ensino no extremoeste.

Encerrou sua fala citando o uruguaio Eduardo Couture, que escreveu os 10 mandamentos do advogado: "AMA A TUA PROFISSÃO - Trata de considerar a advocacia de tal maneira que o dia em que teu filho te pedir conselho sobre seu destino, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado".

Estiveram ainda participando do ato a secretária municipal de Educação, Maria de Lurdes Splendor, o juiz de direito da Comarca de Itapiranga, Rodrigo Pereira Antunes, o promotor de justiça da Comarca de Itapiranga, Maycon Hammes, o presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, o comandante da Polícia Militar, tenente Alciones Pulga, o vereador Arcélio Mossmann, advogados, professores, acadêmicos e comunidade.


www.journalregionalismo.com.br


Parabiens!!!


2 comentarios:

Danilo Simionatto Filho dijo...

Muito obrigado pelo post que ajuda a divulgar nosso trabalho.
Estou perplexo e ao mesmo tempo muito feliz de poder contar com este espaço em Vosso Blog.
O Curso de Direito da FAI, em nome da Coordenadora, Cláudia Cagliari, agradece profundamente.
Atenciosamente, com muita admiração,

Danilo Simionatto Filho
Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da FAI - Itapiranga

Anónimo dijo...

Boa noite,

Espero que este nucleo realmente ajude a parte da sociedade mais fragilizada e não para fazer ou gerar ações contra pessoas de bem que muitas vezes são recepcionadas com ações judiciais absurdas e totalmente descabidas.