4 de agosto de 2009

O resgate do invisivel

Albano, Warat :

Um pouco antes de terminar o dia, os apontamentos de Warat e Albano retornaram. Movimento delicado e atento ao tecermos nossa escrita.
A divisão dos contos por períodos, e as semelhanças entre os textos de Clarice e Caio, a fala de Albano sobre a denúncia do "sofrido, o silenciado, o esquecido", o encontro de minha sensibilidade com a sensibilidade de Warat, tudo isso, misturado tocou nos meus desejos e motivações inconscientes da minha escrita.
Afinal, o que busco ao escrever? A serviço de que isto ocorre?
Nesta época agitada, barulhenta e confusa, sinto o frágil e delicado escorrer entre os dedos. Antes isso acabava em ressentimento, hoje escrevo. Mas para isso preciso fechar os olhos, ficar às cegas para o exterior, só então consigo olhar para dentro.
A imagem do velho sábio, então surgiu entre meus pensamentos. Os mitos estão carregados desta imagem. Édipo, talvez o mais famoso deles,ilustra bem este movimento.
Quando escrevo tento resgatar, ou denunciar, o negligenciado. Sons, aromas, toques. Todas essas coisas pequenas e essenciais que compõe nossos dias, e que o barulho da vida moderna acaba silenciando.
Quanto mais escrevo, mais atenta me torno. Estou ficando extremamente sensível a velocidade e ruídos.
Um resgate dos sentidos. Essa natureza rica e colorida que estamos negando as nossas crianças, atoladas de compromissos, remédios e necessidades de eficiência.
Clarice e Caio fazem esse resgate, com urgência e intensidade. Seus textos me acordaram para este mundo invisível, mundo primeiro.
Sentir de olhos fechados, estancando o ruído. Não por acaso, os pescadores de peixinhos roxos fazem a descida, solitários. Mas temos a felicidade, de no caminho encontrar alguns raros e corajosos mergulhadores.
Como diz Caio, "Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra".

No hay comentarios.: