31 de marzo de 2022

Boletim informativo: Festival Waratiano 19-3-22

 

 





Valiosa contribuição de Joyce Gomes!

Boletim informativo 01: @espaco_warat

 

Texto: 

O festival contou com mais de 4hrs de programação, tendo sido transmitido pelo Google Meet. Dentre as atividades propostas podem ser destacadas a fotobiografia conduzida pelo Mauro Gaglietti, na qual os participantes trouxeram imagens e objetos de valor pessoal, histórico e afetivo. Além disso, vários depoimentos e lembranças dos festivais, cafés filosóficos e atividades promovidas ao longo da vida de Warat entre Brasil e Argentina foram trazidos à tona. 

Dentro da programação uma série de reflexões foram suscitadas, desde as possibilidades de articulação do pensamento do autor na atualidade social e política, passando pelo Direito, pela Ciência, psicanálise, arte e afins, tal como destacado por Wilson Levy, Paulo Ferrareze, Mariana Veras e outros.

Parte substancial do festival foi dedicado ao campo da mediação, sobretudo a comunitária, fazendo menção ao ofício do mediador proposto por Luis Alberto Warat, ao tempo da escuta na mediação, as experiências em diferentes cidades e campos. 

      Lendo Warat, Diocélia Martins no painel "Mediação comunitária, psicanálise e direito" citou:

"O mediador, ao contrário, ajuda às partes num conflito a se reencontrarem com as marcas que lhes permitem elaborar e representar, pelas pulsões de vida, o seu enfrentamento." 

(Warat, 2018, p. 42*)


       A proposta do encontro foi retomar os postulados do movimento Casa Warat, sendo o primeiro momento de outros esperados para este 2022. 

 

Ref.: Warat. Em nome do acordo: a mediação no Direito. Florianópolis: EModerna, 2018.

 

Redação: Joyce Gomes

 

No hay comentarios.: