26 de septiembre de 2012

I Waral do Avesso

Rizomas constroem-se por cruzamentos. O Coletivo Avesso, de Brasília, começou a organizar os "Warais".

Fica o convite...
Olá a todas/os! Queremos convidar todo mundo pra essa coisa muito legal que a gente tá aprontando ó:

Convite: Warais do Coletivo Avesso!
1º Waral: 30/09/2012, domingo, às 15h30 no gramado do Beijódromo - UnB

Os WARAIS são encontros do Coletivo Avesso que têm por objetivo a discussão dos "temas-eixo" de atuação do grupo. O intuito é acumular, (nos)sensibilizar, aprofundar, diversificar e colorir os debates que fazemos, sempre com vistas a encharcar de substância e sentimento a nossa PRÁTICA!

O Coletivo Avesso não é um grupo de estudos, não é um grupo de pesquisa. Somos um grupo político de inquietas e inquietos ávidas por atuar, intervir na realidade, dialogar e disputar o senso comum, sempre de modo criativo e afetuoso, buscando reinventar os discursos e os espaços a serem ocupados por nossos corpos, mentes e desejos. Reivindicamos o direito ao avesso.

Nosso 1º ciclo de WARAIS tem como tema o direito à comunicação e acesso à cultura e vai tratar dos seguintes tópicos, em 4 encontros:
1. Mídia e construção de subjetividades
2. Indústria cultural, cultura de massa e cultura popular
3. Comunicação na sociedade de massa: importância da comunicação para a mobilização política
4. Conjuntura brasileira de distribuição dos meios de comunicação

O 1º WARAL, sobre Mídia e construção de subjetividades será no domingo dia 30 e buscará explorar de que forma a massificação de estereótipos sobre as representações e símbolos do mundo contemporâneo conforma identidades, invisibiliza formas de vida e castra subjetividades. Queremos provocar também a reflexão sobre como a mídia de massa altera e afeta a construção da auto-imagem de indivíduos e coletividades e possibilita ou obstaculiza o reconhecimento de identidades de raça, gênero, origem, entre outras.

As duas sugestões de leitura prévia ao encontro são:
Discurso, história e a produção de identidades na mídia (http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/download/117/118)
Sobre os rostos que a mídia nos oferece: uma questão entre representação e humanização (http://ensaiosdegenero.wordpress.com/2012/09/14/sobre-os-rostos-que-a-midia-nos-oferece/)

No mais, traga sua disposição, seus sonhos, seus horizontes ilimitados e seu amor! Vem com a gente!
Sejamos utópicas, exijamos um futuro diferente do que nos deram.





O Coletivo Avesso está no Facebook:
http://www.facebook.com/ColetivoAvesso

No hay comentarios.: