28 de noviembre de 2009

Albano y el mar




O Velho Pescador

O Velho Pescador

27/11/09
Estou diante do oceano Atlântico, cercado pelos seus mistérios e pelos seus habitantes nativos. Ao largo vejo jangadas ensaiando balés ao atravessarem as ondas que movem este horizonte. Na beira da praia, outros pescadores preparam suas rêdes para atividade diária: retirar do mar seu sustento, a manutenção de sua família e da sua comunidade.
Nasci neste litoral e cresci tendo como paisagem de fundo as imagens que relato. Aprendi com meu pai os ritos da pescaria, no mar aberto, nos arrecifes, na beira mar. Aprendi desde criança a observar sua paciência no cumprimento dos movimentos que antecedem a caminhada para o mar, assim como o manejo da vara de pescar, da preparação dos anzóis, da escolha das iscas, dos pontos adequados para lançar as linhas no mar. Aprendi o jogo de paciência com o olhar voltado para o infinito azul das águas que confudiam-se com o azul celeste do céu. Aprendi o silêncio que se instalava ao longo do dia, acompanhado dos lançamentos e das retiradas das linhas, ora para reabastecer os anzóis, ora para retirar o peixe fisgado. Era um silêncio alegre e compartilhado por nós.
Aprendi que meu pai é um pescador, paciente e tranquilo a cada movimento, com peixes ou sem peixes em cada dia que se acabava com cair da tarde. Um pescador que sempre traz consigo a alegria do convívio com o mar, com a natureza, sem frustações e sem exaltações pelos resultados obtidos. Aprendi que o princípio era conviver com o silêncio, com a quietude, com os pés molhados pelas águas salgadas e o corpo tomado pela imensidão. Pescar era e é a forma de alcançarmos nossas águas abissais, nossos corpos tantas vezes esquecidos e que nestes momentos tornam-se íntimos daqueles momentos.
O Pescador está agora mais uma vez sozinho, olhando para a imensidão que é sua vida. Olhando para o abissal, sabendo de sí, silentemente, para, assim que terminar mais uma pescaria voltar para casa, para sua morada, onde todos nós o esperamos amorosamente.
Volte logo Pescador, volte em breve, não importa os peixes pescados ou não, visto que sabes pescar humildemente os momentos da tua existência.
Te amamos.

Albano Pepe





No hay comentarios.: