18 de octubre de 2009

Yo se que estoy piantadoParte II



Dialogos de dos viejos surrealistas renovados


Para Albano Pepe de Luis Warat



O sentimento que nace de una adoracion ,uma paixao desmedida , um amor tomado, que remite os sentimentos amorosos para um plano ideologico incontrolavel ,uma ilusion sin medidas e dañina. Una locura de amor que nao deve ser confundida com a proposta surrealista de amor loco.Estou loco de amor, que nao e o mesmo que vivamos um amor louco .A loucura de amor, sintiendo o placer desmesurado de estar juntos, nace ,quando na relacao se infiltraron componentes toxicos, una fascinaçao enfermiza e fundamentalista. A certeza que embarga e alucina desde o primer instante, como aconteceou com Dali e Gala. A certeza de estar diante a mulher eterna que me esta destinada desde sempre, e de quem adivino, baixo o efecto de uma brutal inspiraçao que e a mulher que encarnara definitivamente a garota que atraveso o espelho de meu fantasma Um energumeno, que solo te mira e te escuta como uma criatura extraordinaria,qual diosa extraterrestre que refleite un no se que do aleim.Me fascino de entrada, e fez nacer o sentimento de uma adoraçao. Solo miro por ella.Cuando Gala o deixo de sostener emocionalmente fue quando Dali comenzo a morir.

O sistema de ilusiones que geramos para acreditar ,o meter em nossa cabeca que amamos a algueim seria imposivel de existir, se no tuvieramos ja uma cabeca absolutamente entregua a un sistema maior de ilusiones que nos fabricam as grandes voces protectoras de nosso deseos.Os lugares comuns que fundam o grande sistema de ilusiones ,ogi rebautizado desde o cinemas como a Matrix,nos condicionam e funcionan como um caldo de cultivo imprecindivel para reproducirse como reprersentaciones disciplinadoras em nosos vinculos de amor.O amor tomado pela ilusion para poder integrarse como lugar comun ao sistema de ilusiones que nos incorporo como coisas ao engranagem montado pelo capital para eludirnos que somos parte de una cultura.O vacio do desejo como unica heranca.Uma vision de mundo convertido numa vision de lugares comunes que trivializan o mundo para excluirnos dele.O paradigma trivializado.o saber ignorante)que me ignora, que te ignora,que ignora o mundo fora do que en castellano chamariamos de cursi o de cursileria)A fantasia cursi como vision de mundo.

Enamoradas imaginarias. Enamoradas trivializadas

Sao elas en mia cabeça, que me comandam que falam por mi ,que me imposivilitan de escutar meus propios sentimentos.Criaturas divinizadas,que despliegam os mesmos efectos que a ideologia,se apoderam lentamente de meu corpo e me sustituiem,penso como elas, falo como elas, mias opiniones se confundioeron con las de ellas, sao as de elas.Elas ,ou eles, sao o instrumento a traves do qual o amor se torna ideologico,uma sexualidade convertida em ideologia.


Existe,me apuro a registrar, outro tipo de enamoradas imaginarias)o sexo delas e o de menos= que esta constituido por aquelas personas que con sua presencia mudaron nossas vidas, nos abrierom janelas,portas que mostrarom outros mundos posiveis.Esas personas,que nos marcam, ficam definitivamente dentro de nois como guardianes silentes de um cambio que nao temos direito a renunciar. Elas nao deixam,sao fantasmas revolucionarios em nois A esas enamoradas ou enamorados imaginarios os reconozco en muchos de mis gestos ,se escapam um pouco com mis palabras,-fazo um gesto, digo alguma coisa e te vejo em esa presencia que o grande sintoma de uma saudade.

Alguns mestres na vida da gente se tornaron enamoradas imaginarias Os mestres por sua vez estam nesa condicao em infinitos corposUm mestre e ,por cusi uma definicao, aquel que nos abre janelas, portas,como voce quiser chamar.O mestre ,copiando a Dali nao e um ser inspirado.sino algueim em condicoes de inspirar aos demais

Ese abrir as janelas da inspiracao nao pode ser confundido com o amor do legado,o ato de amor supremo que um mestre realiza fecundando com seu saber, num proceso o vinculo amoros, o corpo de quem fue electo,e concorda com recever esa ofrenda afectivo cognitiva.Logo falare.

Quando nos aproximamos ao terreno das representacoes e os saberes ignorantes, ao campo das fantasias cursis com espiritu esclarezador e com ganas de escaparse dos lugares comuns ,devemos colocarnos diante do problema de si nosso aporte nao contribuie em ultima instancia a fazer todavia mais intensa o complejo das vanalidades,como aquele que no esforzo por apagar o fogo quisiera fazerlo provocando viento.Tomando distancia muitas veces nos apercibimos de como nuestra especie crea una infernal teia para aprisionarse a si mesmo ,entregandose mansamente a uma semiosois que unicamente favorese a propia destrucao e favorece unicamente aos que precisam de impunidade para roubar

As ideias ao envelhecer se cristalizam ,se fozilisan e adquierem a aparenca do lugar comun,contaminando a vida com sua podredumem .Entao e preciso producir a diferencia com o outro, introducir o novo na historia como sentido creativo,onde circule a sangre sempre renovada do vital.Quando as ideias se cristalizam o homem se ilusiona acreditando que o caos natural da existencia fue reemplazado por un orden logico de razoes.A vida nao responda a leies fixas, é um complexo de devires irrefrenaveis ,que de nihuma manera pode ser detido,menos pela estupidez caracteristica do humano,principalmente pela estupidez caracteristica da decadencia de occidente .A estupides humana,a estupidez da decadencia de occidente nao deve ser confundida con a inocencia da que depende a criatividade.A estupidez humana e maligna, mitomana, omnipotente,melomaniaca e enemiga despiadada dos valores e das esperanzas mas noveis e mais elevadas.A estupides humana gera os lugares comunes e os esquemas que emprestam a sensacao de seguridad que o desamparo do humano exige.a deadencia de ocidente e sus estipideces e perversoes sao fruto de un nefasto ensamble entre a forzosa lei de evolucoa e morte a que estam expostas os organismos e os corpos socias ,as culturas vivas com os mecanismos de dominacoa que colocan a obra humana e sue valor smiologico a disposicao dos lugares de poder e seus locatarios de turno.E o momento em que o saber ignorante sente o placer de haber conseguido um enorme espaco de brindis.

O saber ignorante, seus lugares comuns e seus esquemas determinam os estados de animo dos lugares e das epocas, sao estados das subjetividades tomadas que se manifestam como ideas establecidas desde sempre, que flotan no ar e sao respetadas silentemente porque resultan extremadamente familiares e terriblemente convincentesParte de elas forman o famoso senso comun,em suas dos versoes a comun e o teorico)Esas ideias pelo geral nos imposivilitam de pensar nosa propia condicao humana, no sentido de nossas vidas,e na posivilidaded de ir ao encontro de nois mesmos,todas estas condicoes minimas de nossa posivilidade de emancipacao. Para comenzar a andar o caminho de nossa propia emancipacao e da emancipacao da especie ,e preciso escapar do s palabras manoseadas e desfiguradas ate ser convertidas em lugares comuns.e preciso provocar a fisura dos lugarfes comuns para poder devolverle a palavra sua libertade, tal como pretendia o Dadaismo.Entonces palavras como libertade, autonomia, amor ,arte poesia podam adquirir usos que mostrom seu compromiso de alteridade, que mostrom como a libertade pode ser usada para referirse a um modo de realizarse com plenitude, e decir sem ser ostilizado meu desejo pelo meio –que amor faz referencia ao mais alto grado a que pode llegar a comunicacao entre dois seres e que a palavra artge o poesia expresam formas de comunicacao com o mundo e um modo de proyeccao do ser hacia os outros.Palabras que podem arrancar a alguns de nosso interlocutores que nao escucham de suas comodas poltronas de indiferencia e asco.O surrealismo nao pretende persuadir a ningueim de nada de tudo isto ,se conforma com que voce desperte e veja o mundo com olhos libres.Sendo ese tipo de olhar o unico modo, diz uno dos malhores surrealistas argentinos,de comprovar que o mundo em que vivimos e sempre novo, produto de devires que nao param nunca e que a sordidez e so uma ilusao.

Invirtiendo os termos,diria que o ja dito como se fora desde sempre é um estado de animo que tem medo de enfrentarse com o diferente, com a alteridade Um estado do espiritu que tem medo de enfrentarse com a historia e com o amor,ambas nao sao outra coisa que um devir de diferencas desconhecidas.Para ver a luz do novo na historia e do amor e preciso que cada uno de nois poda desmanchar a bruma de um pensamento ja establecidos como solidos, certos e inamovibles. Um pensamento sentido como una voz unica que nao escuta os ecos de nihuma otra O autismo da verdad pensada como unica.

Os lugares comunes sao a guarida, o bunquer, a ciudadela imperial dos pensamentos unicos .O pensamento unico fue sempre a materia prima das diferentes tentativas de construcao da torre de Babel O sentido de esa torre sempre fue a de construir para alguns privilegiados un lugar de poder infinito, que pudiera elevarse ao celo ate alcanzar o poder de Dios.cuando o senor se percato do proposito desmancho a posivilidade gerando a multiplicidad de voces que impidieron o logro da meta programada. Depois aparecieron otros intentos,sempre baseados em alguma forma de pensamento unico,uma daa mas importantes ,e cuasi exitosas, fue a Torre que pretendio construirse desde a rfazao moderna ,seu paradigmas semioticos e de verdade que reinstalaron uma forma muito sofisticada de pensamento unico.O surrealismo e otros mecanismos de fuga do paradigma moderno e suas formas ideologicas de razao impidieron que esta nova tentativa constructivista do poder infinito consiguiera o exito desejado-finalmente na posmodernidasde na decadencia de occidente marcada pela invasiones barbaras dos lugares comunis surge a terecera e mas exitosa tentativa de finalizacao da construcao da Torre de babel, ainda a estan construindo, e tem esperanzas de llegar ao exito.Impedir a construcao inundando novamente a torre com um plural de voces, dependera novamente do surrealismo como uma revolucao de quebra dos lugares comuns e do pensamento unico que tentam impor e asegurar.

Os lugares comuns sao nosso tutores semanticos,os tutores de nosso desejos,os que ejercem o protectorado sobre nossa soberania Os lugares comuns saben muito mais de nosso desejos que nosso propio corpo.O lugar comun como nosos protectorado existencial paera asegurar a reproduccao do Imperio.O protgectorado nos roba nosa identidade, nossas raices

O lugar comun arranca ao signo do seio da vida social, apaga sua vida,usurpa seu sentido vital;resta toda posivilidad a palavra de ser considerada como expresao do homem situado no mundo vitalmente;o signo deixa de ser a palavra que fecunda a um homen particular:As Artes constituiem ,principalmente para os surrealistas, a unica posivilidade de devolver os signos ao seio da vida social,de devolverle ao signo esa libertade que reinvindico o dadaismo e a semiologia de Barthes. A semiologia libertaria se enfrenta ,temta abalar os alicerses de um progreso cientifico, tecnico e uma razao instrumental que parece tender a anular o vital do homem .Lavanta’se contra un racionalismo que perverte o vital.

Corresponde ao barroco proporcionar uma nova visao da realidade-,que de inmutable ,do ya sabido desde sempre se converte em movil O romanticismo incluye no espacio movil do Barroco o espacio emocional do homem,o Impresionismo inaugura o abandono da concepcao racionalpara voltar ao punto de vista subjetivo,para representar o mndo real desde o ponto de vista da pura sensacao personal do artista.Um sincretismo das tres e o surrealismo que e a expresao de um acople de tendencias que permite pasar do plano racional ao plano do sensivel.,asim como una afirmacao do valor das imagens que reafirmam o valor do ser e de seu vivir espontaneo e creadorUma asimilacao da arte a vida que cada dia mostra evidencias de sua importancaa caracteristica de toda vida ,ainda do mais humilde dos excluidos e sua capacidade creadora A vida como a arte e uma permante criacao. O mesmo vale dicer do amor, que nao sobrevive ,que nao tem vida se nao manten acesa a chama da criatividade. O estado se apropio da vida da arte e a criatividad a traves dos lugares comuns que se encargo diabolicamente de producir esa apropiacao fue denominada por faucoult de biopolitica.Corresponde ao surrealismo fazer uma revolucao que recuperae a vida ropubada pelo estado e se a devolva a sues donos Ese proceso inverso de apropioacao surrealista da vida o chamo de ecopolitica.

Frente ao estado de animo determinado pelo ja dito desde sempre o surrealismo reinvindica.a traves da arte do imaginario, o estilhisamento da modernidade clasica como expresao do permanente e do deshumanizado.Para os surrealistas a traves da arte o homem tende a extender o campo

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