15 de mayo de 2009

Uma boa notiocia para a cultura da paz







O projeto intitulado “NUJUR-Cidadão: A promoção dos Direitos Humanos por intermédio da educação para a mediação de conflitos" foi pré-selecionado pelo Ministério da Justiça, para ser contemplado pelo projeto Pacificar 2009.
Tal projeto, elaborado pelo professor Dr. Mauro Gaglietti (coordenador) e pelo Mestrando Marcelino Meleu (responsável técnico) conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF).

O projeto que será executado por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NUJUR) da faculdade IMED de Passo Fundo onde ambos lecionam.

Esclarecem os professores que nesse espaço (NUJUR) é realizada pesquisa e extensão em mediação e justiça restaurativa, de forma pioneira na cidade de Passo Fundo, alcançando significativo avanço na resolução pacífica dos conflitos, com reconhecimento do judiciário local, especialmente com o projeto de mediação familiar, já em execução e coordenado pelo professor Marcelino Meleu (mestrando da URI, turma 2007).

Avançando na atuação em mediação e práticas restaurativas o projeto pré-selecionado pretende abranger a mediação comunitária, com criação futura de Escritórios Populares de Mediação na cidade de Passo Fundo.

O Projeto Pacificar 2009 da Secretaria da Reforma do Judiciário (órgão do Ministério da Justiça) tem como objetivo, fortalecer os núcleos de práticas jurídicas nas faculdades de Direito financiando suas ações por meio do acesso à Justiça. A missão do Pacificar é difundir o diálogo, por meio da mediação, como prática não violenta de conflitos e, destinará R$ 1,5 milhões nesse ano aos selecionados.
A lista completa das instituições pré-selecionadas consta em:http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ3D88EC27ITEMIDDA214FDFFE494EDB8DEE0CB663D14992PTBRIE.htm

No hay comentarios.: